17 de Maio – Dia Mundial da Internet

internetEsta sexta (17) marca o 8º Dia Mundial da Internet (ou Dia Mundial da Sociedade da Informação). A data foi instituída em 17 de maio de 2005 durante um encontro da ONU na Tunísia. O marco foi uma proposta da CMSI (Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação) à Organização das Nações Unidas, como forma de comemorar e incentivar a inclusão digital no planeta.

Antes de 2005, 17 de maio era o Dia Mundial das Telecomunicações, devido à criação a União Internacional de Telecomunicações (UIT), em 1865.

A rede mundial de computadores surgiu com objetivos militares, como forma de manter as comunicações das Forças Armadas dos EUA em caso de ataques que destruíssem a infraestrutura tradicional. Nas décadas de 1970 e 1980, tornou-se uma plataforma também para trocas de mensagens no meio universitário.

Em 1990 que Internet começou sua expansão, graças à criação da World Wide Web, pelo engenheiro inglês Tim Bernes-Lee. A plataforma permitiu o desenvolvimento de interface gráfica e a criação de sites mais atraentes – com imagens, textos e links.

De acordo com dados do Internet World Stats, apenas pouco mais de um terço da humanidade (34%) está conectada. O maior número de usuários está na Ásia, com mais de 1 bilhão de acessos – no entanto, apenas 28% da população da região. A maior penetração está na América do Norte, onde oito de cada dez pessoas está na rede mundial.

inworld

Fonte: Internet World Stats

Mesmo com apenas um terço online, o volume de dados que circulam pela rede no espaço de apenas 60 segundos é estupendo – quase 640 000 GB. O Twitter, por exemplo, publica 100 mil posts, enquanto o 6 milhões de páginas são vistas só no Facebook. É o que mostra um infográfico da Intel:

info1mingaprh A previsão da fabricante é que daqui a somente dois anos o número de dispositivos conectados seja o dobro da população mundial – 14 bilhões de aparelhos.

André Quintão

Está à frente de vários projetos sociais, desenvolvendo sempre novas ideias para auxiliar pais e mestres na educação de jovens e crianças em todo Brasil. Autor do livro “Pai Real no Mundo Virtual”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *