7 dicas para proteger as suas informações na Internet

Comemorado em vários locais do mundo, como Brasil e EUA, o Dia da Privacidade de Dados é um bom lembrete que sempre precisamos cuidar das nossas informações e, consequentemente, da nossa privacidade na web.

Por isso, separamos abaixo 7 dicas especiais da Mozilla para te ajudar nesta tarefa essencial nos dias atuais por meio do navegador Firefox – algumas também funcionam em outros browsers, como o rival Google Chrome.

1) Habilite a opção ‘Não Rastrear‘. Uma inovação do Firefox que tem sido adotada por outros navegadores, o ‘Não Rastrear’ permite que usuário informe sites e anúncios de publicidade sua preferência por não compartilhar seus dados para fins de publicidade comportamental.

2) Ative a Navegação Privada. Às vezes é bom e necessário permanecer oculto durante a navegação. Ative esse recurso para proteger seu histórico de navegação de outras pessoas.

3) Use o Lightbeam para ver quem está te observando online. Outra inovação da Mozilla, esse complemento permite que o internauta veja as páginas visitadas e os sites de terceiros que interagem com ele na web. Dessa forma, a ferramenta mostra as interações entre esses terceiros e os sites visitados em uma interface fácil de usar

4) Adicione o botão ‘Esquecer‘ no seu Firefox para ter uma maneira fácil de dizer ao navegador para limpar algumas das suas atividades online mais recentes. Ao invés de pedir um monte de questões técnicas complexas, o ‘Esquecer’ apenas pergunta: o quanto você quer esquecer? Cinco minutos, duas horas ou 24 horas de histórico de navegação, cookies, abas e janelas.

5) O complemento Ghostery identifica os elementos ‘invisíveis’ dos sites, como rastreadores, web bugs, pixels e web beacons, que são colocadas em páginas web por empresas interessadas em suas atividades online. Esse complemento permite bloquear scripts de empresas não confiáveis. Também existe o ‘Privacy Badger’, que protege a privacidade do internauta bloqueando anúncios de espionagem e rastreadores invisíveis.

6) Para usuários do Firefox para Android, é possível usar o ‘Privacy Coach‘, um complemento para gerenciar os principais recursos de privacidade do navegador de forma centralizada. Sua interface é como uma página de tela inicial do navegador e ele traz todos os recursos de privacidade que o Firefox tem para oferecer, incluindo o ‘Não Rastrear‘, o ‘Private Browsing‘, ‘Guest Browsing‘, ‘Bloqueio de Cookies’ e limpar histórico. Cada item tem uma descrição de fácil entendimento para ajudar o internauta a identificar quais recursos ele quer ativar.

7) Para evitar o rastreamento de suas informações durante as pesquisas online, utilize o DuckDuckGo como ferramenta de busca padrão. Se a experiência de pesquisa te agradar, é possível instalar o complemento DuckDuckGo Plus, que irá adicionar uma caixa de busca DuckDuckGo à barra de ferramentas na parte superior do seu navegador Firefox.

André Quintão

Está à frente de vários projetos sociais, desenvolvendo sempre novas ideias para auxiliar pais e mestres na educação de jovens e crianças em todo Brasil. Autor do livro “Pai Real no Mundo Virtual”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *