7 Práticas que Transformam Professores em Líderes

Professor-Lider-930x515Compartilho o artigo abaixo do amigo Fábio Henri do site www.paisnormais.com.br, boa leitura:

Quem foi o melhor professor que você já teve? Aquele ou aquela que mais o influenciou e causou o maior impacto em sua vida? A maior parte das pessoas se lembra bem de seu professor favorito. Agradáveis lembranças surgem quando pensam nos notáveis mestres e costumam compartilhar com seus próprios filhos sobre a pessoa.

Mas o que os torna tão especiais? O que faz deles pessoas formidáveis que  deixam marcas  em nossas vidas? Sete práticas transformam professores em verdadeiros líderes…

  1. Assumir que não sabe de tudo
    Exercer liderança exige que você assuma que não sabe tudo e que está disposto a aprender ao longo da jornada.
  2. Tornar-se dispensável
    Centralizar e exigir que outros dependam de você sempre não é atribuição de líder. Ser líder é empoderar outros para que sejam agentes autônomos e alunos autodidatas.
  3. Ser chato quando é preciso
    Não se pode educar ninguém somente com discursos doces e amigáveis. Se o professor não incomodou ninguém naquele dia, não está fazendo seu trabalho.
  4. Ir além do currículo
    Um bom professor sabe relacionar a matéria do programa com outros fatos interessantes. Ele vai além da sua disciplina durante a aula. De forma atrativa e passional compra seu interesse e o faz ver conexões da matéria com outros mundos.
  5. Ser acessível
    Você pode até ser muito ocupado mas não fique inacessível. Os alunos precisam sentir que podem ir até você porque serão ouvidos com empatia e você irá ajudá-los de alguma forma.
  6. Criar um ambiente em que seja fácil aprender e seguro errar
    Facilitar o aprendizado através de aulas bem preparadas, com estratégias que deixarão o assunto claro são habilidades de um ótimo professor. Além disso, líderes e bons professores criam um ambiente um ambiente onde é seguro errar e normal fracassar. Na verdade, eles até esperam isso com naturalidade.
  7. Ensinar pelos motivos certos
    Bons professores abraçam a carreira porque desejam influenciar, impactar e por isso aceitam muitos sacrifícios em troca do reconhecimento de ver o aluno transformado em alguém um pouco melhor a cada dia que passa.

Fonte: Fábio Henri – Pais Normais

André Quintão

Está à frente de vários projetos sociais, desenvolvendo sempre novas ideias para auxiliar pais e mestres na educação de jovens e crianças em todo Brasil. Autor do livro “Pai Real no Mundo Virtual”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *