A internet do Menino Maluquinho

Navegando tenho descoberto projetos bem engajados de segurança na Internet para crianças, um bastante legal que gostaria de compartir é do Cartunista Ziraldo. Convidado pela F-Secure a criar história didática com seu principal personagem, O Menino Maluquinho.
Personagem conhecido por suas bagunças e peripécias, o Menino Maluquinho, criação de Ziraldo, entra em cena para orientar crianças e adultos sobre uma questão séria: a segurança na internet.
O “moleque travesso” é a estrela de uma campanha promovida pela empresa de segurança F-Secure, que convidou o cartunista e escritor a criar uma história infantil sobre o tema. A revista, chamada “A internet segura do Menino Maluquinho”, fará parte de um kit que será distribuído a escolas por todo o Brasil.
Nessa nova aventura, o personagem mirim acaba de receber uma conexão de banda larga e, por meio dela, começa a se aventurar pelo extenso universo da internet. É quando conhece o “Patrulheiro Cibernético”, que lhe dará as noções fundamentais sobre segurança na rede. “Esse tipo de conteúdo (online) é muito poderoso. Queremos proteger a juventude brasileira desses perigos”, afirma Ziraldo.
O objetivo do projeto é ambicioso. A companhia pretende doar a todos os professores do país o kit, que inclui, além de um exemplar da revista, o software F-Secure Internet Security, um manual com informações sobre sustentabilidade e uma semente de arvore Ipê.
Por sua vez, os alunos das instituições de ensino que adquirirem o software ganharão gratuitamente o kit da F-Secure.
“Nossa intenção é provocar o debate entre a família e a escola, além de estimular a leitura”, afirma o presidente da F-Secure, Belmir Menegatti. “Os adultos, em geral, não conhecem os perigos da internet”, completa.
Segundo o Comitê Gestor da Internet, 46% dos adultos não procuram saber o que os filhos vêem no computador, e 41% se limitam apenas a perguntar o que estão fazendo. Para Ziraldo, a rede é muito mais do que as pessoas imaginam, e a sua essência pode ser obscura se for mal utilizada. “A internet é a alma explicita do mundo. Minha relação com ela mudou após a produção desse livreto”. declarou.

Fonte
Cartilha

André Quintão

Está à frente de vários projetos sociais, desenvolvendo sempre novas ideias para auxiliar pais e mestres na educação de jovens e crianças em todo Brasil. Autor do livro “Pai Real no Mundo Virtual”

Contribua com seu comentário