Ajude seus filhos a se protegerem

Segue dicas importantes para proteção de seus filhos e ações que devem ser tomadas em casa:

  • O computador da criança deve ficar em uma área comum da casa e não no quarto.
  • Estabeleça regras razoáveis para a criança usar a internet e explique a razão das regras, relacionando à segurança e saúde da criança. Deixe essas regras junto ao computador e observe se elas estão sendo seguidas. Estabeleça quanto tempo a criança pode navegar por dia. – leia a história em quadrinhos “Exagerado” no final da página.
  • Oriente seu filho a não fornecer para estranhos informações pessoais como endereço, telefone, nome da escola em que estuda, nome dos pais ou e-mail. Recomende que a criança utilize apelidos ou nomes de seus personagens de desenho favoritos – é uma maneira de proteger informações pessoais.
  • Explique às crianças e adolescentes que eles não devem publicar fotos e imagens com dados pessoais, como placa do carro da família ou que mostrem ponto de referência que permita identificar sua casa ou apartamento.
  • Navegue junto com a criança por um tempo e ensine-a a lidar com o mundo virtual da mesma maneira como você orienta sobre o mundo real. Se seu filho é um usuário experiente de internet e você não, peça que ele ensine você a navegar nas redes sociais, usar o MSN, comentar em blogs etc. É uma maneira de você aprender e conhecer os hábitos do seu filho além de valorizar o conhecimento que ele tem. É uma grande oportunidade pra vocês interagirem. Pode contar com o Blog WebSegura pra te ajudar nesta tarefa nas duvidas que tenha.
  • Observe as atividades das crianças e dos adolescentes na internet. Denuncie atividades suspeitas. Encoraje a criança a relatar atividades suspeitas ou material indevido recebido.
  • Existem programas que filtram e bloqueiam sites, como o F-Secure http://www.f-secure.com.br, e existem varias ferramentas no Windows e nos Browser de internet que te ajudam nesta tarefa. Mas vale conhecer o KidZui, é um navegador que agrada a família toda. Para os pais, a segurança é um dos pontos fortes do programa. O navegador traz os mecanismos necessários para controlar o tipo de conteúdo que as crianças acessam na internet. http://www.baixaki.com.br/download/kidzui.htm.
  • Se a criança ou adolescente conheceu alguém na internet e agora quer encontrá-lo pessoalmente, é essencial tomar alguns cuidados:
  • Marcar o encontro em lugar público e seguro, como um shopping center.
  • Ir acompanhado por um amigo, parente ou alguém a quem se possa recorrer em caso de problemas.
  • Avisar outras pessoas sobre o encontro, informando local, data e horário.

Compilado:
O Blog do Edu http://www.postdobem.com.br
Internet Responsavel http://www.internetresponsavel.com.br

André Quintão

Está à frente de vários projetos sociais, desenvolvendo sempre novas ideias para auxiliar pais e mestres na educação de jovens e crianças em todo Brasil. Autor do livro “Pai Real no Mundo Virtual”

Contribua com seu comentário