Ameaça à Internet no Brasil

O Congresso poderá votar um projeto de lei que restringiria radicalmente a liberdade da internet no Brasil, criminalizando atividades on-line cotidianas tais como compartilhar músicas e restringir práticas essenciais para blogs. Temos poucos dias para barrar a votação.

A pressão da opinião pública derrotou um ataque contra a liberdade da internet em 2009 e nós podemos fazer isso de novo! O projeto de lei tramita neste momento em três comissões da Câmara dos Deputados e esses políticos estão observando atentamente a reação da opinião pública nos dias que antecedem à grande votação. Agora é nossa chance de lançar um protesto nacional e forçá-los a proteger as liberdades da internet.

O Brasil tem mais de 75 milhões de internautas e se nos unirmos nossas vozes poderão ser ensurdecedoras. Envie uma mensagem agora mesmo às lideranças das comissões de Constituição e Justiça, Ciência e Tecnologia e Segurança Pública e depois divulgue a campanha entre seus amigos e familiares em todo o Brasil:

O projeto de lei do deputado Azeredo sobre a internet supostamente teria o objetivo de nos proteger contra fraudadores e hackers. Porém, como alguém que faz uma cirurgia com uma motosserra, as normas excessivamente cautelosas impostas pelo projeto de lei trariam altíssimos custos sem de fato cumprir seu objetivo. Em vez de capturar os verdadeiros criminosos, elas penalizariam todos nós. Por esse motivo, até mesmo o importante site anti-pedofilia, o SaferNet é contra o PL Azeredo.

Se esse projeto de lei for aprovado, nossa privacidade e liberdade de expressão, criação e acesso on-line ficarão gravemente limitadas. Pior que isso, os provedores de internet que mantêm informações detalhadas sobre nosso histórico de navegação na internet passarão a ser “policiais virtuais” monitorando os usuários a todo momento.

O projeto de lei tem circulado em Brasília por mais de uma década, e a pressão da opinião pública já o derrotou antes. Em 2009, uma consulta pública sobre o “Marco Civil da Internet” barrou o andamento do projeto. Mas alguns meses atrás, o deputado Azeredo tentou apressar a aprovação no Congresso, usando os ataques de crackers aos sites do governo como desculpa. Um novo Congresso e uma maior conscientização sobre as amplas implicações do projeto de lei significam que nossas vozes poderão fazer a diferença.

ASSINE A PETIÇÃO NO SITE DO IDEC: http://www.idec.org.br/campanhas/facadiferenca.aspx?idc=24 ou
ASSINE A PETIÇÃO NO SITE DA AVAAZ IDEC: http://www.avaaz.org/po/save_brazils_internet/?vl

FONTES:

Portal Imprensa – http://portalimprensa.uol.com.br/noticias/brasil/43707/liberdade+de+internautas+no+brasil+pode+estar+com+os+dias+contados/
UOL Notícias – http://tecnologia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2010/06/09/entenda-o-que-e-o-marco-civil-da-internet.jhtm
Rede Brasil Atual – http://www.redebrasilatual.com.br/temas/tecnologia/2011/06/ai-5-digital-volta-a-circular-pelo-congresso

André Quintão

Está à frente de vários projetos sociais, desenvolvendo sempre novas ideias para auxiliar pais e mestres na educação de jovens e crianças em todo Brasil. Autor do livro “Pai Real no Mundo Virtual”

12 comentários em “Ameaça à Internet no Brasil

  • 3 de outubro de 2011 em 15:12
    Permalink

    Você tem um excelente Blog do continuarei seguindo. Amor os seus artigos ou posts incrivelmente informativo, por favor, mantenha o excelente trabalho.

    Resposta
  • 13 de outubro de 2011 em 13:07
    Permalink

    It’s perfect time to make some plans for the future and it is time to be happy. I have read this post and if I could I desire to suggest you few interesting things or suggestions. Maybe you could write next articles referring to this article. I want to read even more things about it!

    Resposta
  • 14 de outubro de 2011 em 07:09
    Permalink

    Great post. Thanks for the helpful cheat sheets. Now maybe I’ll get my head wrapped around this stuff. Probably not, but it’s a goal. Gotta have them goals.

    Resposta
  • 9 de dezembro de 2011 em 05:11
    Permalink

    I suggest adding a “google+” button for the blog!
    Hellen

    Resposta
  • 27 de dezembro de 2011 em 19:54
    Permalink

    Olá. Simplesmente gostaria de fazer uma observação rápida e dizer-lhe que aprecio seu blog e está promovendo-o também meus companheiros. Continuem o bom trabalho! Obrigado mais uma vez.

    Resposta
  • 30 de dezembro de 2011 em 18:27
    Permalink

    Eu tenho a sorte de encontrar este blog, precisamente a informação certa que eu estava procurando! .

    Resposta
  • 5 de março de 2012 em 14:36
    Permalink

    websegura.blog.br é um dos blogs mais impressionantes que já vi. Muito obrigado por manter a Internet elegante para uma mudança. Você tem estilo. Quero dizer isso. Por favor, mantê-lo porque sem a internet é, definitivamente, falta de inteligência.

    Resposta
  • 5 de março de 2012 em 14:52
    Permalink

    Aprecio muito a cada um dos ler informativos sobre websegura.blog.br. Eu certamente vai se espalhar a frase sobre o seu site com as pessoas. Cheers.

    Resposta
  • 18 de abril de 2012 em 15:44
    Permalink

    Bom post. Eu achei muito útil.

    Resposta
  • 26 de julho de 2014 em 00:24
    Permalink

    Ameaça à Internet no Brasil – Projeto Web Segura

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *