Aplicativo modificado controla smartphones Android

Segundo a Symantec, os hackers estão cada vez melhores em programação para a plataforma da Google.
Um aplicativo que teve seu código alterado por hackers passou a controlar smartphones com sistemas Android. O resultado desse controle indesejado são faturas telefônicas de valor astronômico. Tudo acontece sem o proprietário ter noção. A informação é da Symantec, empresa de segurança, famosa pelos produtos da linha Norton.

De acordo com Vikram Thakur, gerente geral da Symantec, o mais novo aplicativo da família Android comprometido pela ação de hackers é o Steamy Window. O programa teria sido alterado por hackers chineses e liberado na web.

Depois de baixar o aplicativo, os cibercriminosos adicionaram um trojan conhecido por Androis.Pijapps. Após sua modificação, o aplicativo é disponibilizado em app stores que não verificam o conteúdo dos programas oferecidos.

“Dessa vez, os hackers se superaram”, disse Thakur. Segundo o gerente da Symantec, as ações do trojan são bastante refinadas.

Além do Trojan enviar mensagens pagas para uma variedade enorme de serviços, pode controlar o dispositivo instalando outros aplicativos, acessar os favoritos do browser e entrar em sites. Mas é com o envio de SMSs para serviços pagos que os criminosos ganham dinheiro.

“O aplicativo monitora eventuais avisos da operadora dando conta do estouro do limite de SMSs enviados”, diz Thakur.

Os cientistas da Symantec encontraram a versão modificada do Steamy Window em um site de aplicativos na China.

Apesar de os ataques aos aplicativos Android não ser algo novo, o caso do recém descoberto Steamy Window modificado mostra que os hackers estão ficando realmente bons em suas empreitadas.

A plataforma Android é altamente atraente para os hackers – diferente do que acontece com o iOS, da Apple – pelo fato de os usuários poderem instalar aplicativos desenvolvidos por terceiros.

Gregg Keizer
Por Computerworld/EUA
Publicada em 01 de março de 2011

André Quintão

Está à frente de vários projetos sociais, desenvolvendo sempre novas ideias para auxiliar pais e mestres na educação de jovens e crianças em todo Brasil. Autor do livro “Pai Real no Mundo Virtual”

Contribua com seu comentário