Cresce a quantidade de malwares “mutantes” e de spam

Especialistas em segurança da Symantec emitiram um alerta sobre um novo tipo de malware agressivo que está atacando redes sociais e usuários de aparelhos móveis. A Symantec afirma que está sendo visto um novo “malware polimórfico”, capaz de alterar rapidamente o próprio código. “O número de variações, ou tipos diferentes de malware envolvidos em cada ataque cresceu drasticamente, cerca de 25 vezes, quando comparado aos meses anteriores. Essa é uma proliferação perturbadora em um período tão curto de tempo, aumento os perfis de risco de muitas organizações, pois essas novas variações são muito mais difíceis de serem detectadas usando métodos tradicionais de segurança”, afirmou o analista de inteligência da Symantec, Paul Wood.

Os malwares agressivos estavam frequentemente anexos a arquivos ZIP, e normalmente disfarçados como um arquivo PDF ou um documento de informações corporativo disfarçando a ilegibilidade e a intenção do arquivo.

Em e-mails identificados com maliciosos, esse tipo de arquivo foi encontrado em 24%. O que indica que os ataques estão ocorrendo de forma mais agressiva por parte dos criminosos. Com o aumento de envio de spams, estes criminosos procuram aumentar suas vítimas. Agregando aos spam táticas de phishing, com o objetivo de atingir as redes sociais e smartphones para roubo de identidades.

Projeto Web Segura
Compartilhando para somar

André Quintão

Está à frente de vários projetos sociais, desenvolvendo sempre novas ideias para auxiliar pais e mestres na educação de jovens e crianças em todo Brasil. Autor do livro “Pai Real no Mundo Virtual”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *