A escola e a família devem participar da vida virtual das crianças?

Ferramentas que possibilitam a interação entre alunos, professores, pais e a comunidade enriquece o todo. A sinergia que ferramentas digitais podem trazer a escola abre a possibilidade para uma nova didática onde a colaboração é a dica da vez. Cada vez que a escola incentivar esse tipo de interação, as experiências na educação serão enriquecidas de conteúdos e de projetos inovadores apoiados em múltiplas frentes de trabalho. Os adolescentes, ao verem seus nomes em destaques como idealizadores e participantes de projetos sendo realizados via internet, sentem-se fortemente motivados, com desejo de fazer bonito. A divulgação de seus trabalhos pela web faz despertar neles a necessidade de escrever bem, a responsabilidade de se comunicar melhor. Escolas que despertarem para essa nova forma de assimilar e compartilhar conhecimento ficarão um passo à frente das outras.

Educar e ensinar com a ajuda da internet é difícil e exige forte atenção do educador, pois há necessidade de uma nova visão pedagógica, criativa e aberta; e é um caminho sem volta. Os pais devem acompanhar tudo isso de perto no intuito de ajudar, sendo o ponto de apoio nos ambientes que não pertencem às escolas; e o professor precisa estar atento à necessidade de cada aluno, pois, mesmo sendo uma geração conectada, e com grande facilidade de absorção, é importante observar que cada um se desenvolve de uma maneira e em um tempo diferentes.

Em algumas escolas conseguimos desenvolver frentes de atuação onde os projetos foram destinados a idade e a interação de cada grupo de alunos. Assim conseguimos potencializar e compartilhar as dicas de uma forma mais acentuada no perfil de cada aluno.

André Quintão

Está à frente de vários projetos sociais, desenvolvendo sempre novas ideias para auxiliar pais e mestres na educação de jovens e crianças em todo Brasil. Autor do livro “Pai Real no Mundo Virtual”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *