Golpe da Páscoa no Facebook

Um novo velho golpe no Facebook utiliza novamente a possibilidade de ganhos de forma fácil. Com a intensão de atingir um grande número de usuários (alguns sites informam que já atingiu a casa de 90mil vítimas) o golpe oferece uma falsa extensão para usuários dos browsers Chrome e Firefox. O tema utilizado para o golpe é a Páscoa, visando atrair pessoas devido à proximidade com a data comemorativa.

O aplicativo presente na página está com uma imagem e texto que leva a crer que usuários vão ganhar ovos gratuitamente após instalarem o app oferecido. O nome do bombom Ferrero Rocher, da empresa italiana Ferrero, é utilizado no golpe, seguindo a tradição dos golpistas de utilizarem indevidamente marcas conhecidas e respeitadas em suas mensagens. Estas falsas extensões pode ser removidas com procedimentos fáceis.

A maioria destas extensões disponíveis na internet para download são criadas pelos próprios utilizadores do navegador sem a ajuda dos desenvolvedores dos browsers. Assim qualquer um poder criar extensões e integrá-las ao browser. É muito importante estar atento ao que se instala. Algumas delas podem ser usadas em golpes e distribuírem softwares mal intencionados para seus utilizadores. Muitas vezes esses casos têm como solução apenas a desinstalação da extensão problemática.

Essas dicas valem para remover falsas extensões encontradas em fan pages no Facebook com assuntos do tipo “troque a cor do seu perfil”, “veja quem te visitou”, “adicione música ao perfil”, entre outras.

No Firefox, na barra de ferramentas procure a opção, Ferramentas -> add-ons e procure por extensões suspeitas instaladas no browser. Se for usuário do Chrome vá à opção de ferramentas, que é um ícone de chave inglesa no canto superior direito, clique em Configurações -> extensões e remova as extensões que não conhecer.

Se tiver dúvida na extensão instalada. Remova. É melhor o certo que o duvidoso.

Projeto Web Segura
Compartilhando para somar.

André Quintão

Está à frente de vários projetos sociais, desenvolvendo sempre novas ideias para auxiliar pais e mestres na educação de jovens e crianças em todo Brasil. Autor do livro “Pai Real no Mundo Virtual”

Contribua com seu comentário