Guia de Postura em Redes Sociais

O Movimento Criança Mais Segura na Internet lançou o “Guia de Postura em Redes Sociais”, um manual que reúne as principais dicas de conduta no Twitter, Orkut, Facebook e outras comunidades virtuais a fim de preservar a reputação digital do usuário.

O movimento, criado em 2009, é um projeto do I-START – Instituto Internet no Estado da Arte -, idealizado pela Profª Dra.Patricia Peck Pinheiro, maior referência no Brasil em Direito Digital, e realizado pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA).

De acordo com Marcela Macedo, especialista em Direito Digital, presidente do I-START e coordenadora do Movimento, o manual foi desenvolvido com o objetivo de levar orientação e formar cidadãos digitalmente corretos desde o início das atividades com a web. Marcela esclarece que a postura em redes sociais já é avaliada inclusive pelo RH das empresas durante a seleção dos candidatos às vagas de emprego. “Os jovens precisam entender que tudo que é veiculado pela web é perpetuado, ou seja, as fotos e mensagens trocadas hoje poderão ser acessadas daqui 5, 10, 20 anos. Dependendo das informações inseridas, o jovem ficará prejudicado permanentemente”, avalia a especialista, que complementa explicando que o mesmo vale, por exemplo, quando o adolescente deseja publicar fotos.

O manual também orienta sobre a importância da verificação da veracidade das informações antes da sua publicação, autorização para uso de imagens, aborda a questão do anonimato na web, além de indicar os melhores procedimentos no caso de um incidente na internet, seja a situação causada por nós mesmos ou das quais sejamos vítimas.

O guial conta com tiragem inicial de, aproximadamente, 25 mil exemplares e será distribuído em São Paulo inicialmente. Além disso, é possível fazer download do material no site do Movimento Criança Mais Segura na Internet, onde também estão disponíveis livros com orientações sobre diversos temas relacionados à web, como compras online e dicas gerais de conduta.

Link para o guia

André Quintão

Está à frente de vários projetos sociais, desenvolvendo sempre novas ideias para auxiliar pais e mestres na educação de jovens e crianças em todo Brasil. Autor do livro “Pai Real no Mundo Virtual”

Contribua com seu comentário