GVT e CDI lançam novo guia de uso responsável da Internet

A operadora GVT e a ONG Comitê para Democratização da Informática (CDI) anunciaram o lançamento da nova versão do Guia para o Uso Responsável da Internet, o GURI 4.0.

Entre as novidades do novo GURI, que é mantido desde 2008, estão a inclusão de 10 histórias em quadrinhos e textos inéditos sobre como usar a web de forma segura e responsável, além do lançamento de versões do guia para tablets e smartphones Android e iOS (iPhone e iPad), cada vez mais presentes no Brasil – todos os aplicativos são gratuitos.

Ao acessar o site (www.internetresponsavel.com.br), o usuário pode escolher entre três perfis: crianças, pais ou professores. Os temas abordados na página incluem Perigos na Internet (crimes virtuais, pedofilia, cyberbullying, entre outros temas), Boas Maneiras na rede (para adultos e crianças) e Lixo Eletrônico (explicando o que é e porque é nocivo). Além disso, todos os perfis possuem seções específicas.

Os pais, por exemplo, podem aprender mais sobre como usar a web com os seus filhos, enquanto que as crianças encontram dicas de jogos, brincadeiras e sites legais para visitar. Já os professores têm a opção de acessar sugestões de como ensinar usando a Internet.

Apesar do foco nas edições online, o GURI 4.0 também recebeu uma versão impressa, com tiragem de 50 mil exemplares, que serão distribuídos para associações e LAN houses afiliadas à CDI. É possível baixar essa versão impressa em PDF no site do projeto.

Segundo a GVT, a meta com a nova edição do guia é levar esse conteúdo para mais de 500 mil pessoas – vale lembrar que mais de 1 milhão de brasilerios já foram beneficiados pela iniciativa, afirma a operadora.

Fonte: Internet Responsável

André Quintão

Está à frente de vários projetos sociais, desenvolvendo sempre novas ideias para auxiliar pais e mestres na educação de jovens e crianças em todo Brasil. Autor do livro “Pai Real no Mundo Virtual”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *