Incentive a criança a compartilhar experiências com você

Sempre que possível, navegue com ela, compartilhe o aprendizado e mostre o que você acha interessante. O computador é uma máquina criada para uso individual, porém nada impede que essa experiência seja coletiva. Na realidade, um dos maiores benefícios trazidos pela internet é a criação de novas formas de interação humana.

Há pouco tempo, a relação interpessoal era baseada no convívio social, no uso do telefone e do correio. Hoje é possível estar no trabalho redigindo um relatório ou atendendo um cliente ao mesmo tempo em que se conversa com outra pessoa em tempo real via comunicador instantâneo.

Porém, compartilhar a experiência da navegação do seu filho ou aluno não pode virar invasão de privacidade. Respeite o direito da criança de ter conversas sigilosas com os amigos. Antes de mais nada, comece aprendendo a utilizar a internet. Peça ajuda do seu filho ou aluno. A troca de informações sobre o assunto gera cumplicidade e estimula a autoestima da criança.

Se nem o pai (ou professor) nem o filho (ou aluno) sabem usar a internet, o melhor caminho é aprender juntos. Iremos sempre inserindo links na aba “Links” no blog, de sugestão de sites para pais, professores, crianças e adolescentes. Visite-os, explore os.

Não tenha medo de danificar o computador. É bastante difícil causar danos permanentes na máquina apenas utilizando-a. Caso isso ocorra, o PC pode ser formatado para restaurar as configurações originais.

Se há arquivos importantes no PC, crie um politica de backup que iremos publicar aqui algumas dicas, assim podemos prevenir que sejam perdidos. O que pode acontecer é a contaminação do computador por vírus e outras pragas virtuais, mas também iremos inserir dicas de como se prevenir. Mas lembre-se desde já, ter um antivírus instalado e atualizado.

Compilado da Cartilha GVT

André Quintão

Está à frente de vários projetos sociais, desenvolvendo sempre novas ideias para auxiliar pais e mestres na educação de jovens e crianças em todo Brasil. Autor do livro “Pai Real no Mundo Virtual”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *