Microsoft e FBI lançam operação global contra cibercrime

MicrosoftA divisão de crime informático da Microsoft e a agência norte-americana de segurança (FBI) lançaram uma operação global, apoiada pelas autoridades de mais de 80 países, contra uma rede do cibercrime.

Segundo anunciado, a rede em causa terá sido responsável pelo roubo de mais 500 milhões de dólares de contas bancárias nos últimos 18 meses. Pelo menos 1 000, de um total de 1 400 códigos maliciosos em atividade (conhecidos como «Citadel botnets»),  foram detetados e já estão neutralizados.

Números da Microsoft indicam que o “Citadel”, uma família de malware que atua como os trojans, infecta cerca de cinco milhões de computadores em todo o mundo e é utilizado para roubar dados – sobretudo no internet banking – em instituições  como o Bank of America, Citi, Credit Suisse, HSBC, entre outros, além de sistemas como o PayPal (eBay).

André Quintão

Está à frente de vários projetos sociais, desenvolvendo sempre novas ideias para auxiliar pais e mestres na educação de jovens e crianças em todo Brasil. Autor do livro “Pai Real no Mundo Virtual”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *