Nem o Dia das Mães escapam de golpes

agto_x_leberCriminosos estão aproveitando o Dia das Mães para enviar mensagens maliciosas, com o intuito de incentivar a vítima a abrir páginas maliciosas com o intuito de conseguir roubar informações pessoais e financeiras.

Segundo a Symantec, mensagens com iscas oferecem produtos com preços atrativos, pesquisas falsas e links para compra de “presentes personalizados”. São mensagens com os títulos “Torne o Dia das Mães especial com um presente personalizado”, “No Dia das Mães presenteie com um buquê de $19,00” ou até mesmo “Negociações de carros do Dia das Mães (50% de desconto em cada modelo e marca)”.

Os golpes podem sofrer algumas variações, mas tem o Dia das Mães como tema principal. Fique atendo ao receber e-mails não solicitados ou promoções tentadoras demais. Não clicar em links estranhos ou e-mails recebidos de desconhecidos – ou mesmo de conhecidos, mas que parecem suspeitos. Se for comprar pela internet, procure por lojas conhecidas, e se possível pesquise se não há indícios de reclamações de uma loja na internet.

Também fique atento

Redes Sociais – Crackers aproveitam-se de ferramentas disponíveis em plataformas sociais – como aplicativos – para disseminar golpes e espalhar vírus, ou até mesmo roubar o perfil dos usuários.

Cartão de Credito – Nem todas as mensagens de promoção que chegam à caixa de entrada são legítimas. E-mails de supostas promoções quase sempre irão solicitar o número de cartão de crédito para “validar” a participação, assim o golpista irá clonar o cartão da vítima. Outros podem tentar instalar um Trojan bancário.

Grande apelo – Datas com grande apelo, como é o dia das mães é o segundo dia com maior número de vendas no ano, portanto é natural que a procura por lojas de e-commerce aumente nessa época”. E com isso, o aumento de golpes também: diversas lojas online falsas, incluindo algumas de compra coletiva, usam os artifícios da propaganda para enganar consumidores desavisados.

André Quintão

Está à frente de vários projetos sociais, desenvolvendo sempre novas ideias para auxiliar pais e mestres na educação de jovens e crianças em todo Brasil. Autor do livro “Pai Real no Mundo Virtual”

2 comentários em “Nem o Dia das Mães escapam de golpes

  • 23 de maio de 2013 em 04:07
    Permalink

    Vale alertar que mensagens deste tipo nunca devem ser respondidas, pois isto pode servir para confirmar que o seu endereço de e-mail é válido. Esta informação pode ser usada, por exemplo, para incluí-lo em listas de spam ou de possíveis vítimas em outros tipos de golpes.

    Resposta
  • 10 de junho de 2013 em 03:53
    Permalink

    Ao clicar no link de uma mensagem ou de um site que faz parte de um esquema de fraude, será apresentada uma janela, solicitando que você salve o arquivo. Depois de salvo, se você abrí-lo ou executá-lo, será instalado um programa malicioso (malware) em seu computador, por exemplo, um cavalo de tróia ou outro tipo de spyware, projetado para furtar seus dados pessoais e financeiros, como senhas bancárias ou números de cartões de crédito. Caso o seu programa leitor de e-mails esteja configurado para exibir mensagens em HTML, a janela solicitando que você salve o arquivo poderá aparecer automaticamente, sem que você clique no link.

    Resposta

Contribua com seu comentário