Os perigos iminentes na era pós-PC

pos-pcDe acordo com o relatório liberado pela Trend Micro as ameaças antes somente confinadas aos PC’s estão migrando para os dispositivos móveis e aplicações de comunicação virtual como o Skype, e estás pragas digitais estão invadindo de forma avassaladora e pelo jeito vieram pra ficar.

As ameaças migraram dos PCs para os dispositivos móveis, mídias sociais e até mesmo para o (até então inatingível) Mac OS X. E tudo indica que o sistema Android será o alvo favorito de cibercriminosos, isso pode acontecer tanto para saber sua localização, como para roubar dados bancários.. Até o final do ano, a empresa de segurança espera que a taxa de malware para Android atinja a marca de 1 milhão.

Só para se ter uma ideia, no 3º trimestre de 2012, um total de 136 milhões de smartphones foram enviados para o mundo todo, o que deu ao OS do Google uma quota de mercado de 75%, segundo dados da IDC. Além disso, a Trend Micro mostrou em seu relatório que identificou 350 mil ameaças voltadas para Android – um crescimento de 14 para 3 na batalha Android x PC.

Destaque para o dado do relatório que aponta que o OS do Google demorou apenas 3 anos para alcançar o mesmo volume de ameaças que computadores demoraram 14 anos. Fora isso, o estudo aponta que apenas 20% dos dispositivos Android possuem algum tipo de antivírus instalado, um dado preocupante, segundo a Trend Micro.

Especialistas em segurança continuam incentivando os usuários a evitar compartilhar uma grande quantidade de dados em sites como Facebook, Twitter, Google+ e plataformas sociais similares, e a fazer uso de ferramentas para proteção nas Redes Sociais. E conhecimento de como evitar ser vítima de phishing nas redes sociais.

Todos estas informações deixam claro que estamos iniciando uma época que a portabilidade provocada pela era pós-PC está sofrendo com a migração de todas as pragas digitais e isso parece ser apenas o começo.

André Quintão

Está à frente de vários projetos sociais, desenvolvendo sempre novas ideias para auxiliar pais e mestres na educação de jovens e crianças em todo Brasil. Autor do livro “Pai Real no Mundo Virtual”

Contribua com seu comentário