Santo perigo, Batman! Hackers apostam em heróis para infectar usuários

Não é apenas de celebridades como Emma Watson que os cibercriminosos se aproveitam para atrair vítimas e infectar máquinas. Segundo uma pesquisa realizada pela empresa de segurança McAfee, há 18,6% de chances de uma pesquisa relacionada ao Aquaman – personagem da DC Comics – retornar com algum site malicioso.

Os testes foram feitos com combinações de pesquisas que um usuário comum poderia realizar, como “Aquaman + assistir”, “Aquaman + online”, “Aquaman + trailer gratuito” e “imagens do Aquaman + downloads”. As ameaças encontradas pelo levantamento incluíam spyware, adware, spam, phishing, vírus e outros tipos de malware.

A análise da McAfee utilizou as avaliações de sites da ferramenta McAfee SiteAdvisor, que indica em quais páginas é arriscado procurar nomes de celebridades e calculam uma porcentagem geral de risco.

Outros super-heróis também foram identificados como alvo de ataques maliciosos. O Sr. Fantástico apareceu em segundo lugar no ranking, com 18,22% de risco; seguido pelo Hulk (17,3%). A lista também incluía a Mulher-Maravilha (16,77%), Demolidor (16,7%), Homem de Ferro (15,63%), Super-Homem (15,21%), Thor (15,1%), Lanterna Verde (15%), Ciclope (14,4%), Wolverine (14,27%), Mulher Invisível (12,4%), Batman (12,3%), Capitão América (11,77%) e Homem-Aranha (11,15%).

De acordo com a empresa, os recentes lançamentos de filmes como “O Homem de Ferro”, “O Espetacular Homem Aranha” e “Os vingadores” podem ter influenciado o surgimento desses alvos em táticas de ataque.

Para se prevenir contra esse e outros tipos de ataque vale desconfiar de pesquisas que gerar um link para algum conteúdo gratuito ou ofertas “boas de mais para ser verdade”; confirmar o endereço do site em busca de erros ortográficos que passam facilmente despercebidos (do tipo twittr.com); mantenha sempre seu antivírus atualizado. As dicas valem tanto para desktop, quanto para dispositivos móveis.

Fonte: IDGNow

André Quintão

Está à frente de vários projetos sociais, desenvolvendo sempre novas ideias para auxiliar pais e mestres na educação de jovens e crianças em todo Brasil. Autor do livro “Pai Real no Mundo Virtual”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *