Vírus e sua origem

Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, que propaga infectando, isto é, inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos de um computador. O vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção.
Um vírus tanto pode ser um inofensivo programa que pouco mais faz que incomodar ligeiramente, como pode ir ao extremo de destruir arquivos e tornar um computador inoperável. Contudo, uma característica comum a todos os vírus é a velocidade com que se propagam, contaminando outros arquivos e computadores ligados à Internet que se revelem mais vulneráveis.

Normalmente consegue-se controle total sobre o computador, podendo fazer de tudo, desde mostrar uma mensagem de “feliz aniversário”, até alterar ou destruir programas e arquivos

História

Em 1983, Len Eidelmen demonstrou em um seminário sobre segurança computacional, um programa auto-replicante em um sistema VAX11/750. Este conseguia instalar-se em vários locais do sistema. Um ano depois, na 7th Annual Information Security Conference, o termo vírus de computador foi definido como um programa que infecta outros programas, modificando-os para que seja possível instalar cópias de si mesmo. O primeiro vírus para PC nasceu em 1986 e chamava-se Brain, era da classe dos Vírus de Boot, ou seja, danificava o setor de inicialização do disco rígido. A sua forma de propagação era através de um disquete contaminado. Apesar do Brain ser considerado o primeiro vírus conhecido, o título de primeiro código malicioso pertence ao Elk Cloner, escrito por Rich Skrenta.
Dados estatísticos

  • Até 1995 – 15.000 vírus conhecidos;
  • Até 1999 – 20.500 vírus conhecidos;
  • Até 2000 – 49.000 vírus conhecidos;
  • Até 2001 – 58.000 vírus conhecidos;
  • Até 2005 – Aproximadamente 75.000 vírus conhecidos;
  • Até 2007 – Aproximadamente 200.000 vírus conhecidos;
  • Até Novembro de 2008 – Mais de 530.000 vírus conhecidos.
  • Até Março de 2010 – Mais 630.000 vírus conhecidos.

André Quintão

Está à frente de vários projetos sociais, desenvolvendo sempre novas ideias para auxiliar pais e mestres na educação de jovens e crianças em todo Brasil. Autor do livro “Pai Real no Mundo Virtual”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *