WhatsApp Web – Kaspersky alerta malware

O WhatsApp, que tem 700 milhões de usuários espalhados pelo mundo, anunciou sua versão para PC, espera há algum tempo por vários usuários. Mas também os cibercriminosos estariam à espera do lançamento, para que o possam usar como isco para malware.

Até agora, têm sido vistas mensagens que direcionam o usuário para links de falsos downloads, em diversos países e idiomas. No Brasil, foram descobertas mensagens para a instalação que, conforme a Kaspersky Lab anunciou, seriam utilizados em ataques, disseminando Trojans bancários.

Mas este não foi o único esquema encontrado: há também aplicações que pedem para instalar extensões no navegador Chrome. A Kaspersky alerta para o fato de que não é necessário instalar qualquer extensão para ter acesso ao WhatsApp Web.

Outro esquema detetado foi o WhatsApp Plus, disponível para instalação em árabe ou espanhol, fazendo com que o usuário descarregue versões não oficiais. Em alguns casos, a versão para desktop pede também para introduzir o número de celular, algo que não  é necessário para o serviço funcionar. O objetivo destes serviços é que, com o acesso ao número de celular do usuário, possam alimentar a indústria de spam ou fazer com que sejam assinados serviços que cobrarão dinheiro.

A Kaspersky alerta para que o usuário confira as versões que instala, recomendando que sejam feitas no site do WhatsApp Web.

André Quintão

Está à frente de vários projetos sociais, desenvolvendo sempre novas ideias para auxiliar pais e mestres na educação de jovens e crianças em todo Brasil. Autor do livro “Pai Real no Mundo Virtual”

Contribua com seu comentário