YouTube for Kids: Google lança plataforma de vídeo para crianças

O Google lança na próxima segunda-feira, 23/2, um aplicativo do YouTube para crianças que terá conteúdo e controles adequados para esse público, em linha com a estratégia da empresa para redesenhar alguns dos seus produtos para uso por esse segmento.

O aplicativo gratuito, chamado YouTube Kids, estará disponível na próxima semana nos EUA na loja Google Play, voltada para aparelhos Android. Inicialmente, o app só estará disponível para a plataforma móvel do Google.

As crianças são vistas como a “próxima grande oportunidade” para as empresas de Internet. Muitas crianças costumam mentir a idade para conseguir criar contas em redes sociais.

A empresa não informou se irá exibir publicidade para os jovens usuários. Segundo o Wall Street Journal, a empresa está discutindo levantar receita com os anúncios no aplicativo.

“O grande motivador dentro da empresa é que todo mundo está tendo filhos, então há um impulso para mudar nossos produtos para serem divertidos e seguros para crianças”, afirmou a VP de engenharia do Google, Pavni Diwanji, em entrevista ao USA Today no fim de 2014. Segundo a executiva, os produtos do Google sempre foram feitos com adultos em mente e precisam ser redesenhados para crianças.

No entanto, a nova plataforma do Google deve ficar na mira dos pais e agências reguladores dos EUA uma vez que o Children’s Online Privacy Protection Act (COPPA) possui regras estritas sobre o uso de informações pessoais de crianças.

O novo aplicativo vai filtrar determinados termos nas buscas, de acordo com o USA Today. Se uma criança digitar “sexo”, por exemplo, uma mensagem pede para a criança tentar alguma outra coisa.

O aplicativo dará aos pais o controle sobre quanto tempo uma criança pode ficar nele, segundo fontes. Os pais também terão a habilidade de desabilitar buscas e som. Os canais e playlists serão organizados em quatro categorias: Shows, Música, Aprendizado e Explorar.